quarta-feira, 3 de março de 2010

A CUFA-Paraiba comemora o Dia Internacional das Mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Central Única das Favelas-Paraíba(CUFA-PB), em parceria com o Programa de Políticas Públicas para Mulher do Governo do Estado e o Serviço Social do Comércio( SESC-PB) promove neste final de semana o Projeto “ Ação Miraculosa”, com Mostras Culturais, Oficinas de Customização, Penteado Afro, Pintura de Mosaico, Fotografia, Graffites e Artesanatos, além de show’s musicais e dança.

Na sexta-feira, dia 05 de março, acontece na área de lazer do SESC Centro- João Pessoa , à partir das 18:00 horas,apresentações musicais com as bandas: Vó Mera, Banda Noskill, Banda Bárbara, Tropeiros do Brooklyn e Afronordestinas.

No Sábado, dia 06,à partir das 13:00 horas, serão realizadas as oficinas no prédio da PB Prev, na Escola Raimundo Nonato e no prédio da Programa Saúde da Família(PSF), no Vale do Gramame. As interessadas em participar das oficinas devem se encaminhar aos locais indicados, no dia do evento, munidas de um documento de identificação, as inscrições para as oficinas são gratuitas.

E durante a semana que precede o “Dia Internacional da Mulher” será apresentada, na Área de Lazer do Sesc Centro-João Pessoa, a exposição fotográfica “ Mulheres em Foco” com fotos de Monalisa Andrade, Natália Quintela, Priscila Lima e Annie Luna.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher também ocorrerá em Campina Grande na escola Monte Carmelo no bairro da Bela Vista, no dia 21 de março, domingo.Na programação teremos a DJ Hunter, Valdonato, além de oficinas e apresentações de Dança de Rua e Capoeira realizada só por mulheres.

No Dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, redução na carga horária para 10(dez) horas diárias( as fábricas exigiam 16 horas), equiparação salarial com os homens( as mesmas chegavam a receber até um terço do salário dos homens para executar o mesmo tipo de serviço) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU( Organização das Nações Unidas)

As mulheres brasileiras, lutadoras por natureza, tiveram suas conquistas nos dias 24 de fevereiro de 1932, nesta data foi constituído o voto feminino e o direito de serem eleitas para cargos no executivo e legislativo e no dia 22 de setembro de 2006 quando a Lei n˚11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva entrou em vigor. A Lei Maria da Penha cria mecanismo para coibir toda e qualquer tipo de violência contra a mulher.

O Projeto “Ação Miraculosa” tem o propósito de aproximar, articular e fortalecer as produções artísticas, sociais e culturais promovidas por mulheres no Estado da Paraíba. Durante as Comemorações do “Dia Internacional da Mulher” serão discutidas o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, as mulheres de várias escalas sociais, raça, cor, religião, ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

A Central Única das Favelas constitui-se numa organização nacional que surgiu através de encontros de jovens, em sua maioria, militantes do movimento Hip-Hop de várias favelas do Brasil geralmente de raça negra, que buscavam espaços na cidade para expressarem seus traços culturais e reflexões, diante de uma sociedade onde os preconceitos de classe social e origem ainda não foram superados.

Desde de 1988, a CUFA funciona como um pólo de produção cultural e através de parcerias, apoios e patrocínios, forma e informa jovens de comunidades, oferecendo perspectivas de inclusão social promovendo atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania – contribuindo para o desenvolvimento humano.

A Sede da CUFA-PB localiza-se na Rua Nossa Senhora da Paz, n˚15, Comunidade do Grotão- João Pessoa-PB e está aberta para visitantes e interessados em participar desta grande corrente de luta pelos direitos sociais.


              Káthya Barros
       Assessoria de Impressa
  Coordenação de Comunicação
            CUFA- Paraíba
              (83) 88353038
picasa:http://picasaweb.google.com/kathyabarros.cufapb

Nenhum comentário:

Postar um comentário